Enfrentar as  Recaídas

Enfrentar as Recaídas

Ontem ofereceram-me um livro, e enquanto olhava para a capa e título do livro pensava: – hum, não sei se será uma leitura que me seja útil” – e desfolho para perceber melhor sobre o que trata este guia, com o título “NÃO ERRAR É HUMANO”. Abro aleatoriamente numa página e o tema é: ENFRENTAR AS RECAÍDAS.

Bem a propósito! Tantas vezes tento ajudar os meus pacientes a entenderem que as recaídas podem acontecer e que não são o fim da linha. O importante é parar, perceber o que aconteceu e seguir em frente. Ter um momento de “fraqueza” pode até ajudar a sedimentar as convicções do que se quer, daquilo que é preciso para chegar aos objetivos.

O livro acrescenta: “Ter um deslize é um erro de aprendizagem, não uma falta de força de vontade” (Dr. Maralatt).

É isso, durante um processo de perda de peso, as tentações vão surgir muitas vezes, e enfrentá-las pode ser duro. Se ceder, não se dê por vencido, nem pense que nunca conseguirá livrar-se das tentações.

Acredite antes que a cada cedência ficará mais forte e confiante na sua capacidade para resistir à tentação. Mas isto vai depender da forma como encara cada recaída. Se se achar fraco e sem força, não conseguirá aguentar, mas se considerar essa recaída uma pedra no seu caminho que irá “chutar pra canto”, vai ter a força necessária para superar todas as dificuldades, e elas vão surgir, de certeza.

* Força!

Coma bem, e de boa saúde!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*